O Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq) apresenta um novo material didático. Desenvolvido com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o material nasceu da interação entre a pesquisa de TCC de Douglas Leopold, estudante do Curso de Licenciatura em Teatro, e do Projeto de Extensão Oficinas online de teatro para surdos. O Projeto de Extensão é vinculado ao Grupo Teatro Flexível. A profa. Marcia Berselli orientou a pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Douglas e também coordena o Projeto de Extensão mencionado. Abaixo, você pode acessar o Catálogo de Drama: propostas de processos de Drama para pessoas surdas.

Você também pode acessar o material clicando no link: Catálogo de Drama. O material está vinculado ao Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Entre telas, ficções, espaços e tempos: processos de Drama em sessões únicas com surdos em ambiente virtual, de Douglas Leopold. Ao clicar no título do Trabalho, você conseguirá acessá-lo na íntegra.

O Catálogo de Drama apresenta conteúdos para a preparação e realização de 05 processos de Drama. O Drama é uma abordagem artístico-pedagógica de ensino de teatro. Na prática do Drama, são construídos universos ficcionais. O processo é coletivo e por meio de diversas estratégias os universos ficcionais vão sendo desenvolvidos pelo grupo. Os 05 processos apresentados no material destacam ideias centrais que podem servir de estímulo para o desenvolvimento de processos de Drama. Assim, não se pretende que o material seja um manual rígido, mas que sirva de referência para ser remontado, ajustado, ressignificado com cada grupo que deseja fazer teatro.

Agradecemos ao Curso de Licenciatura em Teatro, ao Observatório de Direitos Humanos (ODH), à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pelo apoio no desenvolvimento do material.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content