Nossa pesquisa se desenvolve principalmente sobre o questionamento a respeito de como flexibilizar o acesso às práticas cênicas.

Os dispositivos podem ser entendidos como mecanismos a partir dos quais nossas reflexões são desenvolvidas.

Um dos dispositivos ganha corpo com a oficina Teatro e Dança com alunos surdos, desenvolvida em uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013 a 2016) e da Universidade Federal de Santa Maria (2017 a 2019) no molde de Ação de Extensão. Com a coordenação do Prof. Dr. Sergio Lulkin (de 2013 a 2016), a Ação de Extensão foi desenvolvida na EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre/RS). Marcia Berselli foi a facilitadora das oficinas entre os anos de 2013 a 2015. Já nos anos de 2016 a 2019, Marcia atuou como orientadora, sendo que as oficinas foram ministradas pela professora de Teatro Priscila Lourenzo Jardim.

Outro dos dispositivos é a Oficina de teatro para pessoas com e sem deficiência, desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria. Essas oficinas iniciaram no ano de 2017 e seguem sendo desenvolvidas.

Um terceiro dispositivo, que se aproxima do primeiro pelo vínculo com o contexto escolar, é o Projeto de Extensão Práticas cênicas com alunos surdos, desenvolvido em uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Escola de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, na cidade de Santa Maria/RS (nos anos de 2017 a 2019). A partir de 2020 passam a ser desenvolvidas as Oficinas Online de Teatro para Surdos, com facilitação do acadêmico do Curso de Licenciatura em Teatro Douglas Leopold e da professora de Teatro Priscila Jardim.

Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas, você pode clicar aqui e acessar alguns artigos publicados, que estão disponíveis para consulta.

1 comentário

Rose Guedes · 9 de maio de 2022 às 13:21

Obrigada pelas publicações e ações.

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