Levar a atenção ao teu corpo. Perceber a si. Um tempo para conversar com o teu corpo, para conversar contigo. Será que em meio a tantas interações do dia a dia, sobra espaço para olhar para si?

A prática de hoje te convida a levar a tua atenção para o teu corpo, em uma conversa sensível através de toques e palavras escritas.

Quinzenalmente apresentamos aqui no site as propostas da Oficina de Teatro do Teatro Flexível. Aqui tu podes acessar as práticas disponibilizadas anteriormente. Tu podes repetir uma das propostas sempre que tiver interesse, basta retornar ao site ou então fazer o download do material e acessar de onde estiver a qualquer tempo.

O material dessa semana é a Cápsula Performática – Carta para o meu corpo, material organizado pelo Filipe Cardoso, pela Flavia Grützmacher e por mim, Marcia Berselli. O Filipe é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro, além do estudo sobre propostas somático-performativas, o Filipe tem um repertório constituído na área de design gráfico. Já a Flavia, que também é acadêmica de Licenciatura em Teatro, vem estudando abordagens corporais menos restritivas e as abordagens somáticas do movimento.

Tu podes acessar o material desta semana abaixo, em três formatos: áudio, descrição escrita (a descrição escrita é apresentada em pdf apenas com texto, pdf com arte gráfica e imagem com arte gráfica) e Libras. O conteúdo é o mesmo em todos os formatos, e tu podes acessar o material no formato que for mais acessível pra ti e de acordo com os leitores de texto que tu utilizas. 

Cápsula Performática – Carta para o meu corpo (áudio)

Após realizar as propostas, tu podes escrever através do contato@teatroflexivel.com.br e compartilhar as tuas percepções. Ou, podes deixar um comentário aqui no site, basta ir rolando a tela até chegar na base da página. Será um prazer contar com a tua colaboração através do teu relato sobre a prática.

As oficinas contam com apoio do Observatório de Direitos Humanos (ODH), do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX-CAL) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-AF/CNPq).

#descrevipravoce – descrição da imagem que abre o post:

A imagem apresenta fundo composto por uma mesa de madeira e sobre ela há uma carta em papel na cor parda. Nesta carta existem algumas linhas que formam pequenos círculos que podem ser semelhantes ao símbolo do infinito. Centralizado, o texto “Cápsula Performática: Carta para o meu corpo”, na cor marrom.

#descrevipravoce – descrição da cápsula:

No card de apresentação há uma imagem que apresenta fundo composto por uma mesa de madeira e sobre ela há uma carta em papel na cor parda. Nesta carta existem algumas linhas que formam pequenos círculos que podem ser semelhantes ao símbolo do infinito. No centro superior da imagem está o logotipo do Teatro Flexível em caixa alta, em branco. Mais abaixo há o título da Cápsula Performática: Carta para o meu corpo, em marrom. No final do card de apresentação, o nome das pessoas responsáveis pela construção do material, escrito em caixa alta e um abaixo do outro, todos escritos com a letra inicial de cada nome em maiúsculo e as demais em minúsculo, na cor branca, em fonte de imprensa: Filipe Cardoso, Flavia Grützmacher e Marcia Berselli. Nos cards seguintes os fundos seguem a mesma proposta estética, sendo compostas com folhas de papel na cor parda, uma mesa e caneta que são exploradas em composições e enquadramentos diversos. A partir do décimo segundo card, é usada uma imagem desfocada que, embora não haja figuras reconhecíveis, respeita a paleta de cores dos demais cards da Cápsula Performática. A partir do segundo card são escritas as orientações para a prática proposta em que é usada a fonte de imprensa, na cor marrom. Os capítulos da Cápsula Performática são organizados de maneira que os títulos são apresentados seguidos das orientações. Os títulos são respectivamente: “Apresentação”, no segundo card; “1 – Sopro de vida”, no sétimo card; “2 – O que percebo ao me observar?”, no décimo card; “3 – Carta para sí”, no décimo terceiro card; “4 – Registro afetuoso”, no décimo sexto card; “Referências Bibliográficas”, no último card. Fim da descrição.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content