Tu sentes e recebes estímulos através dela todos os dias. Percebes o frio, o calor, identificas superfícies… e, às vezes, nem mesmo te lembras que ela está aí. Será que no dia a dia tu percebes que sempre que tu tocas algo tu estás mobilizando a tua pele? Ela é o centro da nossa prática hoje. Vamos investir um tempo em manipular esse que é o maior órgão do corpo humano. Na ativação da pele, esse invólucro que protege nosso corpo, nos auxilia na localização e é local de amplas sensações, vamos ampliar nossa percepção de nosso próprio corpo.

Quinzenalmente apresentamos aqui no site as propostas da Oficina de Teatro do Teatro Flexível. Aqui tu podes acessar as práticas disponibilizadas anteriormente. Tu podes repetir uma das propostas sempre que tiver interesse, basta retornar ao site ou então fazer o download do material e acessar de onde estiver a qualquer tempo.

O material dessa semana é o Cardápio Somático – Degustando estar na própria pele, organizado por mim, Marcia Berselli, junto da Amanda Pedrotti e do Filipe Cardoso. A Amanda é professora de Teatro, bailarina e atriz e vem pesquisando as abordagens somáticas do movimento. Já o Filipe é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro, além das abordagens somáticas, o Filipe tem um repertório constituído na área de design gráfico. O cardápio é apresentado em Libras pelo Douglas Leopold, que também é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro. A edição de vídeo foi realizada pelo Sidnei Júnior, acadêmico do curso de Artes Cênicas.

Tu podes acessar o material desta semana abaixo, em três formatos: áudio, descrição escrita (a descrição escrita é apresentada em pdf apenas com texto, pdf com arte gráfica e imagem com arte gráfica) e Libras. O conteúdo é o mesmo em todos os formatos, e tu podes acessar o material no formato que for mais acessível pra ti e de acordo com os leitores de texto que tu utilizas. 

Cardápio Somático – Degustando… (áudio)

Após realizar as propostas, tu podes escrever através do contato@teatroflexivel.com.br e compartilhar as tuas percepções. Ou, podes deixar um comentário aqui no site, basta ir rolando a tela até chegar na base da página. Será um prazer contar com a tua colaboração através do teu relato sobre a prática.

As oficinas contam com apoio do Observatório de Direitos Humanos (ODH) e do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX-CAL) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

#descrevipravoce – descrição da imagem que abre o post:

O card apresenta fundo da cor bege clara. Acima, há a imagem do braço de uma pessoa, que está visível apenas em uma parte, pois é cortado pela borda da imagem. No centro, os dizeres “Degustando estar na própria pele”, em cor marrom clara. Abaixo, a imagem de outro braço, também em um recorte devido às bordas do card. O braço acima tem a cor da pele mais clara, e o braço abaixo tem a cor da pele um pouco mais escura. 

#descrevipravoce – descrição do cardápio:

Há quinze cards que em seus fundos estão dispostos braços, mãos, dedos, pernas e costas de pessoas com peles de diferentes cores . No card de apresentação há três braços, dois na parte superior e um na parte inferior que estão visíveis apenas em parte, pois são cortados pela borda da imagem. Os braços estão à frente de um plano de fundo bege claro. Na parte central superior está a logotipo do grupo escrita na cor branca e em caixa alta, sendo “Teatro” na parte superior da capa e “Flexível” logo abaixo.  Entre os braços o título do Cardápio Somático, sendo “Degustando estar na própria pele”, em letra de imprensa, na cor marrom. Abaixo, na parte central, na cor branca estão os nomes das pessoas responsáveis pela construção do material, escrito em caixa alta e um abaixo do outro: “Amanda Pedrotti; Filipe Cardoso; Marcia Berselli”. Em todos os cards as texturas e cores de pele se sobressaem. A partir do segundo card, as imagens  das peles recebem um filtro esbranquiçado, destacando as orientações, para as práticas propostas pelo Cardápio Somático: Degustando estar na própria pele. Dessa forma, as etapas em capítulos possuem seus títulos na cor marrom, em negrito e com fonte de imprensa, seguido das suas indicações, também em marrom, porém sem negrito e em letra de imprensa. Os títulos que estão em negrito, sendo respectivamente “Apresentação do cardápio”, em itálico, no segundo card; “Chegar em casa”, no quinto card; “Mobilização da pele”, no nono card; “Uma pausa e a pele respira”, no décimo terceiro card. Fim da descrição.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content