O Equinócio de Primavera marca o início da estação das flores. É um período de equilíbrio e de movimento pois já começamos a ficar mais ativos com a despedida dos dias frios de inverno.

Para iniciar esse movimento com você, apresentamos a nossa prática da semana. Você já sabe que a Oficina de teatro para pessoas com e sem deficiência agora ocorre semanalmente em dois formatos: em uma semana fazemos a oficina de modo síncrono através da plataforma G Meet. E na semana seguinte disponibilizamos materiais para que você possa fazer as práticas cênicas na sua casa, em qualquer horário. As oficinas em modo síncrono iniciaram no dia 18.08.2020 e acontecem das 19:00 às 20:00 horas. Aqui você pode acessar as práticas disponibilizadas nas semanas anteriores.

O material dessa semana tem tudo a ver com o início da Primavera. É um convite para habitar a casa…. não a sua casa de janelas e paredes, mas a casa que é o seu corpo. Um convite para retomar um movimento interno e externo, contínuo como as ondas do mar. Você pode acessar o material abaixo, em dois formatos: áudio e descrição escrita (a descrição escrita é apresentada em pdf apenas com texto, pdf com arte gráfica e imagem com arte gráfica). O conteúdo é o mesmo em todos os formatos, e você pode acessar o material no formato que for mais acessível para você e de acordo com os leitores de texto que você usa.

O material dessa semana é o Cardápio Somático – CorpOceano, organizado pela nossa colaboradora Amanda Pedrotti contando com o suporte do Filipe Cardoso. A Amanda é acadêmica do último ano do curso de Licenciatura em Teatro, bailarina e atriz e vem pesquisando as abordagens somáticas do movimento. O Filipe também é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro e está no quinto semestre, além das abordagens somáticas, o Filipe vem se interessando por foto-performance e tem também um repertório constituído na área de design gráfico. 

Áudio Cardápio Somático – CorpOceano

Após realizar as propostas você pode nos escrever através do contato@teatroflexivel.com.br e compartilhar suas percepções. Ou, você pode deixar um comentário aqui no site, basta ir rolando a tela até chegar na base da página. Será um prazer contar com sua colaboração através de seu relato sobre a prática.

Na próxima terça-feira, 19:00 horas, você pode nos encontrar através da plataforma G Meet para desenvolvermos juntos as práticas. Acesse esse link e faça sua inscrição. Lembrando que todas as atividades são gratuitas.

As oficinas contam com apoio ODH/PRE/UFSM, FIEX/CAL/PRE/UFSM, PIBIC/CNPq e PIBIC-AF/CNPq.

#descrevipravocê

Descrição da imagem que abre o post: Com um fundo em azul cristalino, tal qual a água de uma piscina, centralizado no topo lemos em fonte em preto Teatro Flexível em Corpoceano. Abaixo, em branco, os dizeres Por Amanda Pedrotti. A seguir, também em preto, lemos uma citação de um diálogo entre duas pessoas. Na primeira frase, lemos: Senti mesmo como se tivesse perdido meu corpo, dom Juan. Na segunda frase, lemos: E perdeu. A terceira frase: Quer dizer, eu não tinha mesmo corpo? Na quarta linha: O que é que você acha? Na quinta linha: Bem, não sei, só posso dizer-lhe o que eu sentia. E na sexta e última linha do diálogo: É só isso que existe, na realidade… o que você sentia. Por último, lemos o nome do autor da citação e o título: Carlos Castaneda – A Erva do Diabo.

Descrição da imagem do Cardápio: O card de apresentação conta com um fundo em azul cristalino, tal qual a água de uma piscina, na parte inferior do card, dentro da água, com alguns reflexos do sol por cima, há dois pés. Em primeiro plano, dois joelhos desfocados. Os pés e joelhos tem uma cor de pele próxima de um bege alaranjado. Centralizado no topo lemos em fonte cursiva, na cor preta: Teatro Flexível em Corpoceano. Abaixo, fonte de imprensa na cor branca, é apresentada a responsável pelo cardápio ”Por Amanda Pedrotti”. A seguir, em cinza, lemos uma citação de um diálogo entre duas pessoas. Na primeira frase, lemos “Senti mesmo como se tivesse perdido meu corpo, Don Juan”. Na segunda frase, lemos “E perdeu”. A terceira frase, “Quer dizer, eu não tinha mesmo corpo?”. Na quarta linha, “O que é que você acha?”. Na quinta linha, “Bem, não sei, só posso dizer-lhe o que eu sentia”. E na sexta e última linha do diálogo, “É só isso que existe, na realidade… o que você sentia”. Por último, lemos o nome do autor da citação e o título: “Carlos Castaneda – A Erva do Diabo”. Nos quatro cards seguintes os fundos seguem com os mesmos elementos imagéticos, alterando somente os enquadramentos. No segundo e terceiro card, por exemplo, é mostrado somente o pé e a perna esquerda. Na parte de cima do segundo, terceiro, quarto e quinto card, em branco e em caixa alta, está o título de cada um dos quatro capítulos do Cardápio Somático Corpoceano. São eles, respectivamente 1. A ONDA QUE SE PROPAGA NO AR, 2. CONCHINHAS DO MAR, 3. DESDOBRANDO AS PROFUNDEZAS DO OCEANO e 4. MEU CORPO É UM OCEANO. Cada capítulo apresenta em cinza escuro, abaixo dos títulos, as indicações das práticas. Tais textos estão disponíveis para serem baixados em formato pdf, logo acima do card de apresentação. No final do capítulo quatro há o e-mail para contato com o grupo, sendo ele contato@teatroflexivel.com, escrito com a mesma formatação dos textos anteriores. Fim da descrição.


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