Há dias em que tudo passa tão depressa que mal temos tempo de perceber. Perceber o que? talvez tu perguntes. Quem somos, nossa estrutura, o que fazemos, com quem fazemos, o que há ao redor. Será que tu percebeste como chegou até essa cápsula agora? Dar-se um tempo. Parar. Pausar. Deixar o ar entrar e sair. Perceber o ar que entra. Perceber o ar que sai. O que é possível perceber quando nos percebemos? Esse é o nosso convite de hoje.

A prática integra as atividades das oficinas Cápsulas Performáticas – recomendação: para todos os corpos, sendo que quinzenalmente apresentamos aqui no site algumas propostas. Aqui tu podes acessar as práticas disponibilizadas anteriormente. Tu podes repetir uma das propostas sempre que tiver interesse, basta retornar ao site ou então fazer o download do material e acessar de onde estiver a qualquer tempo. Os materiais produzidos em 2021 e 2022 são de autoria de Filipe Cardoso, Flavia Grützmacher e Marcia Berselli. A Flavia é acadêmica de Licenciatura em Teatro e vem estudando abordagens corporais menos restritivas e as abordagens somáticas do movimento. Já o Filipe é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro e além do estudo sobre propostas somático-performativas, tem um repertório constituído na área de design gráfico. As descrições de imagem, ao final dessa postagem, são de Thayuã Rodrigues, também acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro.

O material dessa semana é a Cápsula Performática – O que percebo ao me perceber? Tu podes acessar o material desta semana abaixo, em dois formatos: áudio e descrição escrita (a descrição escrita é apresentada em pdf apenas com texto, pdf com arte gráfica e imagem com arte gráfica). O conteúdo é o mesmo em todos os formatos, e tu podes acessar o material no formato que for mais acessível pra ti e de acordo com os leitores de texto que tu utilizas.

O que percebo ao me perceber? (áudio)

Após realizar as propostas, tu podes escrever através do contato@teatroflexivel.com.br e compartilhar as tuas percepções. Ou, podes deixar um comentário aqui no site, basta ir rolando a tela até chegar na base da página. Será um prazer contar com a tua colaboração através do teu relato sobre a prática.

As oficinas contam com apoio do Observatório de Direitos Humanos (ODH), do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX-CAL) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-AF/CNPq).

#descrevipravoce – descrição da imagem que abre o post:

O card tem fundo preto, nele há partes de uma mão esquerda, que toma quase todo o card. Quase em formato de pinça, há uma parte do dedo indicador e o polegar, os dedos estão mais afastados, esses dois dedos estão manchados com tinta neon nas cores laranja, azul e verde. A tinta sobre a pele cria uma textura que lembra escamas.  Ao centro do card há o título: “Cápsula Performática”, logo abaixo na mesma fonte com tamanho um pouco maior o seguinte título: “O que percebo ao me perceber?”. Fim da descrição.

#descrevipravoce – descrição da cápsula

O material possui doze páginas. A capa tem fundo preto, há uma mão esquerda, que toma quase toda capa. Quase em formato de pinça, o dedo indicador e o polegar estão mais afastados, esses dois dedos estão manchados com tinta neon nas cores laranja, azul e verde. A tinta sobre a pele cria uma textura que lembra escamas.  Ao centro superior em fonte da cor branca em caixa alta, está o nome do grupo: “TEATRO FLEXÍVEL”, no centro do card, há o título: “Cápsula Performática”, logo abaixo na mesma fonte com tamanho um pouco maior o seguinte título: “O que percebo ao me perceber?”, no centro inferior do card está o nome dos autores e das autoras, seguindo a mesma fonte com tamanho menor, estão dispostos um abaixo do outro, são eles: “Filipe Cardoso; Flavia Grützmacher e Marcia Berselli”. Nas demais páginas, há a repetição da imagem dos dedos, como na capa mas com a imagem um pouco ampliada. Em cada página há o conteúdo em fonte na cor branca. Fim da descrição. 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content