Na prática dessa semana nós te convidamos a explorar algumas ações tendo as árvores como inspiração. Juntas e juntos iremos germinar, enraizar, crescer e, por fim, florescer. 

Quinzenalmente apresentamos aqui no site as propostas da Oficina de Teatro do Teatro Flexível. Aqui tu podes acessar as práticas disponibilizadas anteriormente. Tu podes repetir uma das propostas sempre que tiver interesse, basta retornar ao site ou então fazer o download do material e acessar de onde estiver a qualquer tempo.

Tu podes acessar o material desta semana abaixo, em dois formatos: áudio e descrição escrita (a descrição escrita é apresentada em pdf apenas com texto, pdf com arte gráfica e imagem com arte gráfica). O conteúdo é o mesmo em todos os formatos, e tu podes acessar o material no formato que for mais acessível pra ti e de acordo com os leitores de texto que tu utilizas. 

O material dessa semana é o Cardápio Somático – Amora Flutuante, organizado pela nossa colaboradora Amanda Pedrotti. A Amanda é professora de Teatro, bailarina e atriz e vem pesquisando as abordagens somáticas do movimento. Já o Filipe é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro e está no sexto semestre, além das abordagens somáticas, o Filipe vem se interessando por foto-performance e tem também um repertório constituído na área de design gráfico.

Áudio do Cardápio Somático – Amora Flutuante

Após realizar as propostas tu podes nos escrever através do contato@teatroflexivel.com.br e compartilhar tuas percepções. Ou, podes deixar um comentário aqui no site, basta ir rolando a tela até chegar na base da página. Será um prazer contar com tua colaboração através de teu relato sobre a prática.

Se quiser se juntar a nós nas oficinas via Meet, acesse este link para encontrar as informações para fazer a sua inscrição.

Lembrando que todas as atividades são gratuitas.

As oficinas contam com apoio do Observatório de Direitos Humanos (ODH) e do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX-CAL) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

#descreviparavoce – Descrição da imagem que abre o post: a imagem está em preto e branco e mostra cinco pessoas que se movimentam em uma sala. Quatro das pessoas estão no nível alto, e uma delas, menos visível na foto, usa uma cadeira de rodas. Há um espelho na parede ao fundo. Duas lâmpadas e o sol que entra por janelas na lateral direita iluminam a sala, e a iluminação reflete no piso.

#descreviparavoce – Descrição da imagem do cardápio: As duas páginas que compõem o cardápio possuem o fundo azul escuro. Nas bordas, como decoração – acima do lado direito, e abaixo do lado esquerdo – há o desenho de flores com folhas. As folhas, que ornam as flores, são em tons de azul mais claro que o fundo do cardápio. Já as flores, possuem as cores branco, laranja, amarelo e rosa. O formato das flores é arredondado, e o desenho as apresenta como se saíssem da borda, o que significa que as flores mais próximas à borda não estão completas. Ainda sobre a decoração das extremidades, há o desenho de um pequeno ramo com bolinhas que representam sementes, em amarelo. Na parte superior esquerda do cardápio, lê-se “Teatro Flexível”, na cor amarela e em caixa alta. Abaixo e em caixa baixa, em itálico e na cor branca, o dizer “cardápio somático”;  Em seguida, “Amora Flutuante” entre aspas, sendo a primeira letra de cada palavra em caixa alta. Logo abaixo, aparece o nome da responsável pelo material, também com as iniciais do nome em caixa alta, na cor branca e em itálico: “por Amanda Pedrotti”. Abaixo da identificação do material, há uma citação da poetisa brasileira Clarice Lispector, em itálico, caixa baixa (sendo a primeira letra da frase em caixa alta) e na cor rosa claro. Centralizado e abaixo, o dizer em amarelo e itálico, com a primeira letra em caixa alta e as demais em caixa baixa, lê-se “Sabias que…” Em seguida, um texto de tamanho menor do que o título, na cor branca, sendo as primeiras letras de cada frase em caixa alta, e alinhado a esquerda. Abaixo e alinhado à esquerda, há o número “1”, e o dizer “germinar”, em caixa alta, negrito e na cor amarela. Ele representa o título. Após ele, novo texto em tamanho menor e na cor branca, sendo as primeiras letras de cada frase em caixa alta. Após, há o segundo título: “2 – enraizar”, em caixa alta, negrito e na cor amarela. Em seguida, o texto equivalente, em tamanho menor e na cor branca, sendo as primeiras letras de cada frase em caixa alta. Agora, na segunda página, o terceiro título “3 – crescer”, em caixa alta, negrito e na cor amarela. Logo em seguida, há o texto em tamanho menor e na cor branca, sendo as primeiras letras de cada frase em caixa alta. Abaixo e após, na segunda página, o quarto título: “4 – florescer”, que, como os anteriores, é escrito em caixa alta, negrito e na cor amarela, e o mesmo acontece com o texto, como nos equivalentes aos títulos anteriores. Há ainda o título “necessidades”, escrito em itálico, negrito, em caixa alta e em amarelo. E logo abaixo, o texto correspondente ao título, na cor branca, alinhado à esquerda, tamanho menor e as primeiras letras de cada frase em caixa alta. Por fim, centralizado e última informação do cardápio, o contato via e-mail do grupo Teatro flexível, na cor amarela e em fonte menor do que todas as presentes no corpo do texto. Ainda abaixo, o contato via e-mail de Marcia Berselli, coordenadora do grupo.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content