Vocês já sabem que a Oficina de teatro para pessoas com e sem deficiência agora ocorre semanalmente em dois formatos: em uma semana fazemos a oficina de modo síncrono através da plataforma G Meet. E na semana seguinte disponibilizamos materiais para que você possa fazer as práticas cênicas na sua casa, em qualquer horário. As oficinas em modo síncrono iniciaram no dia 18.08.2020 e acontecem das 19:00 às 20:00 horas.

E hoje é a semana de compartilharmos os materiais aqui pelo site. Você pode acessá-los abaixo, em dois formatos: áudio e descrição escrita (a descrição escrita é apresentada em pdf apenas com texto, pdf com arte gráfica e imagem com arte gráfica). O conteúdo é o mesmo em todos os formatos, e você pode acessar o material no formato que for mais acessível para você e de acordo com os leitores de texto que você usa.

O material dessa semana é o Cardápio Somático – Artes plásticas, arte do corpo, arte pela arte, organizado pela nossa colaboradora Amanda Pedrotti contando com o suporte do Filipe Cardoso. A Amanda é acadêmica do último ano do curso de Licenciatura em Teatro, bailarina e atriz e vem pesquisando as abordagens somáticas do movimento. O Filipe também é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro e está no quinto semestre, além das abordagens somáticas, o Filipe vem se interessando por foto-performance e tem também um repertório constituído na área de design gráfico. 

Áudio Cardápio Somático – Artes plásticas, arte do corpo, arte pela arte

Após realizar as propostas você pode nos escrever através do contato@teatroflexivel.com.br e compartilhar suas percepções. Ou, você pode deixar um comentário aqui no site, basta ir rolando a tela até chegar na base da página. Será um prazer contar com sua colaboração através de seu relato sobre a prática 🙂

Na próxima terça-feira, 19:00 horas, você pode nos encontrar através da plataforma G Meet para desenvolvermos juntos as práticas. Acesse esse link e faça sua inscrição. Lembrando que todas as atividades são gratuitas.

As oficinas contam com apoio ODH/PRE/UFSM, FIEX/CAL/PRE/UFSM, PIBIC/CNPq e PIBIC-AF/CNPq.

#pracegover – descrição da imagem que abre o post:

A imagem, em preto e branco, mostra em primeiro plano uma mulher em uma cadeira de rodas do tipo motorizada. Ela está com o tronco levemente inclinado para frente, e outra mulher está apoiando suas costas na cadeira de rodas, compartilhando seu peso com a primeira mulher, que está sentada na cadeira de rodas, e com a própria cadeira. Essa segunda mulher tem cabelos longos que caem na lateral da cadeira, enquanto ela olha para o teto. Ao fundo, é possível observar duas pessoas no nível baixo, uma parece abraçar a outra, e vemos apenas uma parte do corpo de uma delas, no caso as costas, e a cabeça da outra pessoa. Há na lateral direita do espaço uma parede branca, com cortinas espaçadas entre si.

#descreviparavocê – descrição do cardápio apresentado no formato imagem:

O material possui três páginas. O fundo é em sua maioria branco. Sobre a imagem de fundo: as bordas abaixo e acima possuem a silhueta de uma bailarina. Por vezes aparece somente a silhueta de sua perna. Ainda nas bordas, centralizado e ao lado direito e esquerdo, há pequenos quadrados em tons claros, que assemelham-se à cartela de cores do texto. Os títulos do texto são escritos na cor cinza, em caixa alta e em negrito. O corpo do texto é de cor laranja, escrito em caixa alta e baixa, de acordo com as regras gramaticais. Todos os textos são centralizados. Na capa, acima, lê-se o nome do grupo, escrito em cinza, “Teatro Flexível em”. Após, o título do material “Artes Plásticas, arte do corpo, arte pela arte”, na cor laranja e em caixa alta. Logo abaixo, também em caixa alta mas na cor cinza, o nome da responsável pelo material, “por amanda pedrotti”. Após espaço, há a citação de uma frase de Martha Graham, escrita em laranja, caixas altas e baixas respeitando as regras gramaticais. Ainda na capa, após a citação, há a primeira seção, intitulada “o primeiro esboço da arte”. Abaixo dela, a segunda seção, intitulada “arte pelo espaço”. Na segunda página, há a seção três, intitulada “meu corpo, minha arte”. Na terceira e última página, há a seção quatro intitulada “vestígios de arte no corpo ou vestígios de corpo na arte?”. Ao final da página, há a seção “necessidades”, em que o texto possui recuo à esquerda. No final da página, há o e-mail para contato com o grupo, escrito em cinza e em caixa alta.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content