Às vezes nos esquecemos do corpo. O mundo vai passando veloz e veloz e podemos sentir que se pararmos vamos deixar algo para trás. Vamos perder. Seria interessante rever esse pensamento. Retornar ao princípio de não nos perdermos de nós. Hoje, eu me permito dedicar essa prática a todos e todas que me auxiliaram a me lembrar de mim, em especial, a uma pessoa querida que colocou sorrisos nos meus lábios até o momento que teve de partir pra enraizar de outros modos. Matéria em transformação que é o corpo, de quantas formas podemos nos tornar raiz?

Como diz o poema que abre nossa prática de hoje: “É você quem se tornou você Mas as pessoas do seu passado São partes do seu tecido.”

O material dessa semana te convida a lembrar do seu corpo. Aquele que você conhece e aquele que talvez seja sempre um mistério. Você pode acessar o material abaixo, em dois formatos: áudio e descrição escrita (a descrição escrita é apresentada em pdf apenas com texto, pdf com arte gráfica e imagem com arte gráfica). O conteúdo é o mesmo em todos os formatos, e você pode acessar o material no formato que for mais acessível para você e de acordo com os leitores de texto que você usa.

O material dessa semana é o Cardápio Somático – Enraizar, organizado pela nossa colaboradora Amanda Pedrotti contando com o suporte do Filipe Cardoso. 

Áudio Cardápio Somático Enraizar

Após realizar as propostas você pode nos escrever através do contato@teatroflexivel.com.br e compartilhar suas percepções. Ou, você pode deixar um comentário aqui no site, basta ir rolando a tela até chegar na base da página. Será um prazer contar com sua colaboração através de seu relato sobre a prática.

Lembro a vocês que a Oficina de teatro para pessoas com e sem deficiência agora ocorre semanalmente em dois formatos: em uma semana fazemos a oficina de modo síncrono através da plataforma G Meet. E na semana seguinte disponibilizamos materiais para que você possa fazer as práticas cênicas na sua casa, em qualquer horário. As oficinas em modo síncrono iniciaram no dia 18.08.2020 e acontecem das 19:00 às 20:00 horas. Aqui você pode acessar as práticas disponibilizadas nas semanas anteriores.

Na próxima terça-feira, 19:00 horas, você pode nos encontrar através da plataforma G Meet para desenvolvermos juntos as práticas. Acesse esse link e faça sua inscrição. Lembrando que todas as atividades são gratuitas.

As oficinas contam com apoio ODH/PRE/UFSM, FIEX/CAL/PRE/UFSM, PIBIC/CNPq e PIBIC-AF/CNPq.

#descrevipravocê:

Imagem que abre o post: Com um fundo cinza, a imagem tem nas laterais desenhos de folhas verdes. No topo, lê-se em cinza escuro e centralizado: Teatro Flexível: Enraizar. Abaixo, um poema de Rupi Kaur, em verde. Lembre-se do corpo. Da sua comunidade. Respire o ar do povo. Que costurou os seus pontos. É você quem se tornou você. Mas as pessoas do seu passado. São partes do seu tecido. Abaixo, o título do poema Honre suas raízes, autoria Rupi Kaur.

Imagem do cardápio: O card de apresentação conta com fundo cinza claro, nas bordas laterais há desenhos de folhas arredondadas na cor verde claro. Na parte inferior direita é apresentado um vaso cinza claro com pontinhos pretos, dele sai uma planta  de pequeno porte, de folhas longas em cor verde escuro. No topo, lê-se em fonte parecida com uma escrita à mão, na cor cinza escuro e centralizado: Teatro Flexível: Enraizar. Abaixo, um poema de Rupi Kaur, em fonte de imprensa na cor verde acinzentado. Lemos “Lembre-se do corpo. Da sua comunidade. Respire o ar do povo. Que costurou os seus pontos. É você quem se tornou você. Mas as pessoas do seu passado. São partes do seu tecido”. Abaixo, o título do poema Honre suas raízes, autoria Rupi Kaur, em parênteses, com a mesma formatação. No centro inferior da imagem,  em fonte de imprensa na cor verde musgo, é apresentada a responsável pelo cardápio ”Por Amanda Pedrotti”. Nos cards seguintes os fundos seguem com os mesmos elementos imagéticos. No segundo card, em letras de imprensa, na cor cinza escuro há o texto “Hoje vou sugerir que, se for possível, façamos essa oficina no ambiente externo. Se você se sentir confortável ou se for possível, vamos alternar nosso lugar de prática. Se estiver calor na cidade onde tu estás realizando a prática e quiser ficar de pés descalços, também é uma sugestão. O que tu achas? É possível?”. Também em cinza escuro, na parte superior do terceiro, quarto, sexto, sétimo e oitavo cards, com fonte parecida com escrita à mão estão os títulos dos capítulos. São eles, respectivamente: 1. A raiz, 2. Reconhecendo as possibilidades de movimento, 3. Acolhimento de uma nova substância, 4. Território, 5. O território mais profundo é a pele. Cada título é seguido pelas indicações das práticas, em fonte de imprensa, na cor cinza. Ao final do quinto capítulo, também em fonte de imprensa, na cor cinza escuro, está indicada a referência utilizada para a criação do Cardápio Somático: Enraizar. Fim da descrição.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content