Ultrapassando a metade do ano, entrando em julho, retomamos as Oficinas de Teatro do Grupo Teatro Flexível. A gente deseja que as práticas possam continuar nos conectando, estabelecendo alguma relação ainda que utilizando para isso o meio virtual. Para retomar nossa interação, a primeira prática a ser desenvolvida em modo assíncrono é um convite a perceber teu corpo no espaço que tu ocupas hoje. E que tu possas te relacionar com o espaço de outro modo, mobilizando a ideia de composição.

Os movimentos da respiração vão nos levar a perceber, inicialmente, os espaços internos. Com a imagem do ar tomando conta de todas as partes do corpo, vamos aos poucos explorando os pontos de contato do corpo com as superfícies e, finalmente, jogar com a proposta de compor a partir da interação entre corpo e espaço. Ao final, o repouso chega como uma proposta de investir um pouco mais na ideia de composição, ideia essa que estará conosco nos encontros deste ano da oficina.

Apresentamos abaixo a nossa proposta para esta semana. Lembro a você que a Oficina de teatro para pessoas com e sem deficiência agora ocorre semanalmente em dois formatos nas quintas-feiras: em uma semana fazemos a oficina de modo síncrono através da plataforma Meet. E na semana seguinte disponibilizamos materiais para que você possa fazer as práticas cênicas na sua casa, em qualquer horário. As oficinas em modo síncrono iniciaram no dia 01.07.2021 e acontecem das 19:00 às 20:00 horas.

Aqui tu podes acessar as práticas disponibilizadas na oficina de 2020. Tu podes repetir uma das propostas sempre que tiver interesse, basta retornar ao site ou então fazer o download do material e acessar de onde estiver a qualquer tempo.

Tu podes acessar o material desta semana abaixo, em três formatos: áudio, descrição escrita (a descrição escrita é apresentada em pdf apenas com texto, pdf com arte gráfica e imagem com arte gráfica) e Libras. O conteúdo é o mesmo em todos os formatos, e tu podes acessar o material no formato que for mais acessível pra ti e de acordo com os leitores de texto que tu utilizas.

O material desta semana é o Cardápio Somático – O pólen a flutuar, organizado pela nossa colaboradora Amanda Pedrotti, pelo Sidnei Junior e por mim, Marcia Berselli, contando também com o suporte do Filipe Cardoso no design dos materiais. A Amanda é professora de Teatro, bailarina e atriz e vem pesquisando as abordagens somáticas do movimento. O Sidnei Junior é acadêmico do curso de Artes Cênicas e vem se interessando por composição cênica. Já o Filipe é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro e está no sexto semestre, além das abordagens somáticas, o Filipe vem se interessando por foto-performance e tem também um repertório constituído na área de design gráfico.

Cardápio Somático – O pólen a flutuar (áudio)
Cardápio Somático – O pólen a flutuar (Libras)

Após realizar as propostas tu podes nos escrever através do contato@teatroflexivel.com.br e compartilhar suas percepções. Ou, podes deixar um comentário aqui no site, basta ir rolando a tela até chegar na base da página. Será um prazer contar com tua colaboração através de teu relato sobre a prática.

Na próxima quinta-feira, 19:00 horas, você pode nos encontrar através da plataforma Meet para desenvolvermos juntas e juntos as práticas. Faça sua inscrição clicando aqui.

Lembrando que todas as atividades são gratuitas.

As oficinas contam com apoio do Observatório de Direitos Humanos (ODH) e do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX-CAL) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

#descrevipravoce – descrição da imagem que abre o post:

O card tem fundo na cor ocre (amarelo claro). No centro, em amarelo queimado e caixa alta está escrito O PÓLEN A FLUTUAR. Na lateral esquerda, acima e na lateral direita abaixo, há uma parte de folhas verdes, junto de uma parte de uma flor vermelha.

#descrevipravoce – descrição do cardápio apresentado no formato imagem:

A capa e todo o cardápio possuem a cor ocre. Acima, há a logotipo do Teatro Flexível, sendo a palavra Teatro acima e Flexível logo abaixo, na cor branca e em caixa alta. Centralizado e abaixo da logotipo, há, também em letras em caixa alta, o dizer “o pólen a flutuar”, na cor amarelo queimado. Abaixo do dizer, os nomes das pessoas responsáveis pelo material: Amanda Pedrotti, Filipe Cardoso, Marcia Berselli e Sidney Junior, todos escritos com a letra inicial de cada nome em maiúsculo e as demais em minúsculo. Nas duas laterais e na parte de cima e de baixo da capa, há a metade de uma flor vermelha com folhas verdes que a acompanham.  Todo o material utiliza a fonte Ceribre na cor preta, e, nos títulos, Ceribre bold. Na segunda página, há o título “apresentação”, abaixo do título há o conteúdo da prática, formato também presente nas páginas seguintes. Na página cinco, há o título “respiração”. Na página nove, há o título “flutuação”. Na página 12, há o título “repousar e compor”. Nas extremidades das páginas, da dois até a dezesseis, há uma pequena flor branca acompanhada de folhas verdes do lado esquerdo, e, no lado direito, bolas que sugerem ser a pintura de um pincel, na cor marrom. O detalhe também aparece na extremidade esquerda e abaixo de cada página.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content