Iniciando mais um mês, te convidamos para uma prática que pode despertar sorrisos internos e externos. O que acontece quando o corpo todo sorri? Hoje, nós te convidamos para essa exploração. Vamos começar com a percepção do peso da cabeça que nos conduzirá a experimentar movimentos que estão envolvidos na ação de sorrir.

Quinzenalmente apresentamos aqui no site as propostas da Oficina de Teatro do Teatro Flexível. Aqui tu podes acessar as práticas disponibilizadas anteriormente. Tu podes repetir uma das propostas sempre que tiver interesse, basta retornar ao site ou então fazer o download do material e acessar de onde estiver a qualquer tempo.

O material dessa semana é o Cardápio Somático – Os lábios se afastam e há brilho: o sorriso, organizado pela nossa colaboradora Amanda Pedrotti junto comigo e com o Filipe. A Amanda é professora de Teatro, bailarina e atriz e vem pesquisando as abordagens somáticas do movimento. Já o Filipe é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro, além das abordagens somáticas, o Filipe vem se interessando por foto-performance e tem também um repertório constituído na área de design gráfico. O cardápio é apresentado em Libras pelo Douglas Leopold, que também é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro. A edição de vídeo foi realizada pelo Sidnei Júnior, acadêmico do curso de Artes Cênicas.

Tu podes acessar o material desta semana abaixo, eem três formatos: áudio, descrição escrita (a descrição escrita é apresentada em pdf apenas com texto, pdf com arte gráfica e imagem com arte gráfica) e Libras. O conteúdo é o mesmo em todos os formatos, e tu podes acessar o material no formato que for mais acessível pra ti e de acordo com os leitores de texto que tu utilizas.

Cardápio somático – Os lábios se afastam (áudio)
Cardápio Somático – Os lábios se afastam… (Libras)

Após realizar as propostas, tu podes escrever através do contato@teatroflexivel.com.br e compartilhar tuas percepções. Ou, podes deixar um comentário aqui no site, basta ir rolando a tela até chegar na base da página. Será um prazer contar com tua colaboração através de teu relato sobre a prática.

Se quiser se juntar a nós nas oficinas via Meet, tu podes acessar este link e encontrar as informações para fazer a inscrição.

Lembrando que todas as atividades são gratuitas.

As oficinas contam com apoio do Observatório de Direitos Humanos (ODH) e do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX-CAL) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

#descrevipravoce – descrição da imagem que abre o post:

O card tem fundo verde claro, e, na lateral esquerda, uma linha levemente curva de cor verde mais claro. Ao centro, em negrito há a frase Os lábios se afastam e há brilho: o sorriso. As letras estão em cor preta e em negrito. Abaixo da palavra sorriso, há uma linha curva na cor branca, com as extremidades voltadas para cima, trazendo a ideia do movimento do sorriso. 

#descrevipravoce – descrição do cardápio

O material possui quinze páginas. Sobre o fundo: é todo na cor verde clara. Possui linhas circulares grossas que atravessam as páginas na cor verde, mais claro do que o verde ao fundo, além de linhas finas e curtas na cor branca, num formato que se assemelha a vírgulas. Essas linhas finas que se assemelham com vírgulas aparecem abaixo e ao lado direito da capa, na página dois e na última página do cardápio. Na capa, a linha em verde mais claro que atravessa a página é em formato oval. Já a linha mais fina e curta aparece abaixo do título do texto, o que remete a um sorriso. Sobre as fontes: a logotipo do grupo é escrita na cor branca e em caixa alta, sendo “Teatro” na parte superior da capa, dentro da linha que atravessa a página e “Flexível” logo abaixo. A logotipo está centralizada. Todas as fontes são na cor preta e em negrito, escritas em caixa alta e baixa, conforme as regras gramaticais. Os títulos das seções são escritos em itálico. Na capa, lê-se o título em negrito e centralizado: “Os lábios se afastam e há brilho: o sorriso”. No final da capa, o nome das pessoas responsáveis pelo material, escrito em caixa alta e um abaixo do outro: “Amanda Pedrotti; Filipe Cardoso; Marcia Berselli”. Na página dois há a seção um, “Apresentação do cardápio”; Na página cinco há a seção dois, “Despertar a mandíbula”; Na página nove há a seção três, “Acolher o sorriso”; Na página onze há a seção quatro, “Sorrir para o espaço”. 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content